Cine-Caravana Contra o Deserto Verde

5ª, 3 maio, 21h00 entrada livre

Transnational Institute – Rede Alerta Contra o Deserto Verde

Projecção de filmes, exposição e debate com a presença de cinco activistas brasileiros envolvidos nas lutas locais de resistência à expansão do eucalipto.

A Rede Alerta Contra o Deserto Verde - movimento que luta contra as agressões sociais e ambientais das empresas de celulose, que, apesar disso, beneficiam de projectos do Protocolo de Kioto - continua a resistir à expansão das plantações de eucalipto que expulsaram comunidades tradicionais e provocaram um desastre ambiental no Brasil. Governos, instituições financeiras internacionais, acordos internacionais e empresas multinacionais influenciam, através de interesses económicos tendenciosos, a expansão da monocultura de eucalipto que intitulam de "progresso"; no entanto, as pessoas afectadas chamam-lhe o Deserto Verde.

Junto com o Carbon Trade Watch, que monitoriza as negociatas com créditos de carbono, o Grupo de Acção e Intervenção Ambiental (GAIA) organizou a passagem em Portugal e Espanha de uma caravana multimédia sobre a luta de comunidades indígenas no Brasil contra as plantações de eucalipto, com interesse em criar ligações com movimentos no território português.

www.carbontradewatch.org/solidarity/index.htm
www.gaia.org.pt/

Sem comentários :