pop surrealista

, 29 novembro, 21h00 entrada livre

Rinus van Alebeek
(Holanda)
Manipulador de objectos sonoros, gravações de campo e outras fontes de som, alia a composição electroacústica ao surrealismo e a uma visão intensamente pessoal do acto musical.

Há várias maneiras de classificar a música de Rinus van Alebeek, segundo o próprio: ”Chamem-lhe música concreta, porque uso fita magnética; chamem-lhe noise, porque por vezes é ruidosa; chamem-lhe dark ambient, porque é um termo de que as pessoas gostam; chamem-lhe industrial, porque ocasionalmente há alguns drones. Chamem-lhe poética, porque querem afastar-se das definições habituais, ou chamem-lhe paisagens sonoras, porque leram um livro sobre isso. Eu chamo-lhe pop, e sei que já somos em número suficiente em todo o Mundo para que esta definição se justifique."

Um dos seus instrumentos de eleição é o walkman, que esteve na base de um dos seus trabalhos mais celebrados, "Love Letters From Africa", uma série de gravações de transeuntes na Nigéria e Camarões a lerem diversos emails com o habitual esquema de "eu sou um africano rico que só precisa de um empréstimo para poder recuperar a minha fortuna e devolverei o dinheiro com juros" que já fazem parte do dia-a-dia de quem utiliza o correio electrónico. As gravações das leituras, com o fundo sonoro das ruas de cidades nigerianas e cameronianas, foram enviadas pelo músico para a sede do FMI.

www.myspace.com/rinusvanalebeek
www.soopa.org

Sem comentários :