cinema comunitário anti-g8

, 1 julho 22h00 entrada livre

A uma semana da próxima Cimeira do G8, no Japão, a 3ª sessão de Cinema Comunitário mostra protestos registados nos últimos anos contra os líderes dos oito países mais industrializados do planeta Terra.

















22h00 Genoa Libera 2001, de Globalize Resistence (30’)
Um dos primeiros documentários produzidos logo após os protestos na Cimeira do G8 de 2001 em Itália. Para além de incluir imagens impressionantes de confrontos entre manifestantes e "autoridades" nunca distribuídas nos media, o filme inclui uma série de entrevistas a participantes nos protestos. (Inglês e Italiano)


22h30 A ponte de Aurbounne 2002 (8’)
Um ano depois da batalha campal em Génova, e ainda sob a sombra de um recente 11 de Setembro, o G8 reuniu-se na região montanhosa de Evian, França. Contornando os obstáculos naturais, um pequeno grupo de activistas conduziu uma acção não violenta com um fim inesperado devido a um acção policial pouco pensada. (Inglês)


22h38 Shut Down Gleeneagles 2005 e outros pequenos vídeos (30’)
Em 2005, o G8 reuniu-se numa estância de golfe no meio das Highlands Escocesas. Durante duas semanas, cerca de 30 mil activistas conduziram uma série de acções com o intuito de fechar a cimeira. Nesta compilação de vários pequenos vídeos é possível ver o protesto na base nuclear de Faslane, os confrontos em Edimburgo durante a manifestação da Make Poverty History Campaign, o cerco à cimeira em Auchtarader e o protesto do Reclaim the Street, em Glasgow. (Inglês)


23h08 G8 Heiligendamm 2007
Este vídeo compila horas de imagens dos protestos na última cimeira do G8 no Norte da Alemanha. Por razões praticas, serão seleccionadas apenas as mais relevantes, conforme o interesse da audiência. (Inglês)


Nota
: os filmes não estão legendados em português, no entanto, na maior parte, resumem-se a montagens de imagens de protestos, de grande violência, que falam por si.

Iniciativa e programação:
cinemacomunitario.blogspot.com

Sem comentários :