laboratório sonoro #1

sáb. 27 fevereiro 10h-13h | 15h-18h entrada livre sujeita a inscrição

Laboratório, orientado por Henrique Fernandes e Micaela Amaral, em que se pretende criar objectos sonoros, ou seja, objectos que tenham como principal matriz as suas características sonoras e a manipulação das mesmas.


Estes objectos podem ter diversas aplicações e serem de características bem distintas: objecto artístico, na linha de objecto/escultura, ou produtores sonoros, para utilização na criação musical. O conceito “objecto sonoro” foi criado pelo compositor Pierre Schaeffer, para descrever determinados objectos que tinham como principal característica a criação de um som único e determinado.

Este laboratório dirige-se a toda a gente, músicos ou não músicos, melómanos ou simples curiosos, ou, melhor dizendo, a todo o comum dos mortais. No entanto, as inscrições, através do email casaviva167@gmail.com, estão limitadas a um máximo de 12 participantes e a selecção é por ordem de chegada das inscrições.

Material necessário: pede-se aos participantes que, se possível, tragam algum tipo de material de construção, como por exemplo: fita-cola, cordel, ferramentas várias (tesouras, martelo, x-acto). Bem como que procurem diferentes peças ou materiais que eventualmente possuam e que achem que têm boas qualidades sonoras. Servem, a título de exemplo, as seguintes sugestões: madeiras e metais variados, determinadas pedras ou peças de vidro, etc.. São também bem-vindos pequenos motores, ventoinhas, pequenos brinquedos mecânicos ou qualquer objecto que crie movimento.

Pequena lista de peças ou objectos que se alguém possuir poderá trazer: aros de bicicleta, molas, latas variadas, fio de aço, parafusos e porcas, tábuas, pregos, pvc, garrafões de vidro, canas de bambu ou cana-da-índia, estruturas de suporte que possam achar interessantes.

Sem comentários :