zeca pirata... a cantar desde 1929

sábado, 24 julho entrada livre

20h00 Estreia mundial de Zeca pirata na RaDIYo CasaViva, em audição colectiva e comentada na cozinha.


22h00 Projecção de Legados de Zeca, um documentário de Marco Pereira, que gera a crítica que, presumidamente, José Afonso faria sobre a sociedade portuguesa pós-25 de Abril.





















Inevitavelmente pirata

O 25 de Abril não foi feito para esta sociedade, para aquilo que estamos agora a viver, dizia Zeca Afonso à RTP2 em 1984, mal imaginava ele como podiam continuar certeiras as suas palavras 36 anos depois da Revolução dos Cravos. E 36 anos depois, quando se comemoram 80 anos do seu nascimento, é com Zeca a exortar os jovens à insubordinação, à subversão, que arranca este Zeca pirata.


Inevitavelmente pirata, porque o Zeca, para além da liberdade, cantava tudo aquilo que define uma humanidade fraterna e solidária, em tudo contrário a uma humanidade presa a conceitos de propriedade, material, intelectual e artística. O Zeca é património mundial, exemplo maior dos que lutam e acreditam num mundo mais justo, onde não têm lugar nem muros, nem ameias, e em cuja concepção não existe o outro, existe o nós!


E nós concretizamos Zeca pirata, um projecto consensual para o colectivo CasaViva assim que convidado a participar nos 80 Anos de Zeca: desafiar músicos/bandas que tocaram na casa a gravarem uma versão do cantautor. Saíram 15 versões de 13 músicas. Uma com pronúncia galega, de uma terra calcorreada por Zeca; outra com pronúncia austríaca, de um sítio onde Zeca chegou mesmo que nunca lá tenha ido. Umas mantendo o cariz popular, outras substituindo a guitarra acústica pela eléctrica, saboreando a intervenção com notas de rock, uns acordes de jazz, sons eléctricos, ruídos imprevistos e um ligeiro toque punk. O retoque final teve a cumplicidade de Blandino e a cronologia da edição dos álbuns a que as músicas pertencem é a única responsável pelo alinhamento, com o VídeoJogos, como excepção, a fechar.


Suspeitamos que o Zeca havia de gostar do resultado. Obviamente disponível para cópia pirata.

6 comentários :

Unknown disse...

Aguarda-se uma divulgação dessa preciosidade.

Unknown disse...

Aguardando que chegue para todos vermos nestes ecrãs marados (que sirvam para alguma coisa..)
Prazer em conhecer quem assim escreve. Zeca Canta, sempre!

Andre Esteves disse...

Poderiam dar o link para o zeca pirata?

casaviva disse...

Olá André.
De momento, o "zeca pirata" só está disponível em formato de cd. Depois do verão ficará online para descarregar.
Receberás esta informação através da maillinglist da casa. Se não estiveres inscrito, podes fazê-lo no blog.
Abraço,
casaviva

Anónimo disse...

quando abre uma filial da casa-viva aqui em vilnius? ;)

krmen freixa disse...

Aguardando que chegue Zeca pirata para empurrar a malta.
Zeca, o ke faz falta é muitos Zecas...
Apertas!!! desde Barcelona