Que Abundância? Que Terra? Que Futuro?

5ª, 14 novembro 21h30 entrada livre

Entre utopia e distopia, o Mundo continua perseguindo a Terra Prometida. Genericamente, trata-se de uma terra de Abundância, só que a questão da Abundância tem vindo a sofrer alterações pelo percurso histórico, científico, económico e político da nossa humanidade. Enfim, a Abundância não tem os mesmos contornos, nem a mesma definição, nem é da mesma natureza para todas as pessoas. Assim, na Casa Viva vamos questionar e repensar a «Abundância».

Esta quinta-feira 14/11/13 às 21:30 vamos abordar este tema e muito mais com o filme datado de 2012 do realizador Gus Van Sant, intitulado Promised Land (Terra Prometida).

Promised Land, de Gus Van Sant [106']  
Drama 2012
Inglês, leg. em Português 

A história é a seguinte: dois mediadores de uma grande empresa de exploração de gás chegam a uma vila, assolada pela crise económica e laboral, para estabelecer contratos com os proprietários das terras para exploração do gás de xisto, aliciando-os com lucros prometedores. A chegada de um activista ambientalista vem dar outro rumo à proposta dos mediadores.

Em Portugal, na miragem de uma espécie de terra de abundância, vislumbrando aquilo que chamam a «independência energética», a prospecção de gás de xisto foi «autorizada pelo Governo na região do Oeste, a realizar pela Empresa Mohave Oil & Gas em acordo com a Galp Energia»[1] Em Fevereiro de 2013, a Direcção Geral de Energia e Geologia concedeu a exploração do gás natural em Portugal até 2021 à Oracle[2]. Entretanto, à semelhança do que tem vindo a acontecer noutros países europeus, a 11/10/13 um projecto de lei aplica uma moratória à exploração de gás de xisto. Isto deixa-nos com muitas perguntas e dúvidas...Que Abundância? Que Terra? Que Energia? Que Futuro?

Sem comentários :