Conversas com a PAH

Quinta, 19/06
  • 18h00 - Conversa informal com José António Pinto (Chalana)
  • 20h00 - Jantar
  • 21h30 - Conversa com companheiras da PAH


De 18 A 22 DE JUNHO, duas activistas de Madrid e Barcelona da PAH - PLATAFORMA DE AFECTADOS POR LA HIPOTECA vão estar no território português para dinamizar sessões no PORTO, LISBOA e COIMBRA onde vão apresentar a PAH, o seu modo de organização nos bairros, as estratégias de resistência a despejos e a Obra Social.

Esperamos que nestas sessões possamos aprender com o caminho já percorrido pelos companheiros e companheiras do Estado espanhol e que sirvam como ponto de partida para um trabalho mais contínuo por cá em defesa da habitação. Que as suas experiências e conhecimentos possam ser aproveitados e adaptados às diferentes realidades específicas do território português.

Sí Se Puede!

A HABITAÇÃO ESTÁ EM CRISE


Algo que era suposto ser um direito é esquecido no meio da especulação das imobiliárias, da ganância insaciável dos bancos, das penhoras levadas a cabo pelo Estado e pela Segurança Social e dos senhorios a esfregar as mãos com o Novo Regime de Arrendamento Urbano.

O número de pessoas que vive na rua aumentou drasticamente, na mesma medida em que aumentou o número de casas vazias. Casas que são prontamente emparedadas pelos poderes políticos e económicos e entregues à especulação, em vez de serem lares para seres humanos.

Aqui ao lado, no Estado espanhol, muito se tem feito para defender o direito à habitação. A população, organizada em assembleias de vizinhos e nos núcleos locais da Plataforma de Afectados pela Hipoteca (PAH), horizontal e apartidária, conseguiu parar nos últimos 5 anos mais de 1100 despejos e realojar outras tantas pessoas.

SOBRE A PAH


A PAH é uma plataforma que surgiu há cinco anos em Barcelona e que tem levado a cabo uma luta aguerrida pelo direito à habitação. Desde 2009, cresceu imenso e estendeu-se a todo o Estado espanhol, possuindo neste momento mais de 200 núcleos locais.


Possuí uma forte ligação aos bairros, sendo caracterizada por uma organização horizontal, assembleária e descentralizada.

Usando formas múltiplas de agir - que vão desde o bloqueio de despejos para ganhar tempo para renegociar com os bancos, imobiliárias ou câmaras, até a ocupações de blocos de apartamentos inteiros por famílias desalojadas - a PAH já conseguiu impedir mais de 1100 despejos e realojar outras tantas pessoas.

Sem comentários :