Um filme de ficção, à segunda quinta-feira do mês; um documentário e conversa no penúltimo sábado. Vida Sob Ocupação é o tema do Cinema Comunitário em Maio. Iraque como pano de fundo.
5ª, 14 maio 22h00 entrada livre
Batalha por Haditha, de Nick Broomfield (92' | Inglês)
A 19 de Setembro de 2005 explode uma bomba à beira de uma estrada em Haditha, no Iraque, matando um soldado dos EUA e ferindo gravemente outros dois. Em jeito de vingança, as tropas invasoras atacam um quarteirão inteiro, matando 24 homens, mulheres e crianças. O caso mereceu apenas uma tímida atenção nos media e nenhum dos soldados que participaram no massacre foi condenado. Nick Broomfield realizou Battle for Haditha em 2008, uma reconstituição do massacre da perspectiva das tropas e das vítimas.
sábado, 23 maio 15h00 entrada livre
Heavy Metal em Bagdad (80' | Inglês)
Ao longo dos tempos o Heavy Metal tem vindo a ser criticado e banido um pouco por todo o mundo. No entanto, nunca deixou de ser um fenómeno global, à excepção do Médio Oriente. Isto é, até aparecerem os Acrassicauda, uma banda de trash-metal iraquiana que durante o regime de Saddam Hussein conseguiu contornar todas as adversidades e fazer sucesso além fronteiras. Desde a invasão a vida da banda tornou-se insustentável. Num país onde todas as movimentações são minuciosamente controladas e que o mais banal gesto pode levar-te à prisão ou para debaixo da terra, como é que uma banda de metal sobrevive?
cinemacomunitario.blogspot.com
Sem comentários :
Enviar um comentário