De Maio a Junho, a Casa Viva vai ver Histórias e partilhar Estórias de cinema.
Nestes dois capítulos iremos visitar o expressionismo, o impressionismo e surrealismo passando por Paris, Berlim, Moscovo, Xangai e Tóquio, já que se diz que os anos 20 foram a idade de Ouro do cinema e podemos associar grandes nomes a este período: Lang, Pabst, Gance, L'herbier, Feyder, Vertoff, Eisentein, Poudowkine, etc.
Com o aparecimento do som, a indústria do cinema sofre uma revolução que vai impulsionar a criatividade e o surgimento de uma série géneros.
História, histórias e Estórias de cinema entre «A História do Cinema. Uma odisseia» (2011) de Mark Cousins e «História(s) do cinema» (2007) de Jean-Luc Godard com, aqui e acolá, adendas de imagens em palavras cegas partilhadas na Casa Viva.
Traz as tuas histórias de cinema!
Queres mais? Próximas sessões:
- 26/05 Cinema do Pós-Guerra (anos 40) + Sexo e Melodrama (anos 50).
- 02/06 Nova Vaga Europeia (anos 60) + Novos Realizadores, Novas Formas (anos 60).
- 09/06 Cinema Americano dos anos 70 + Filmes para mudar o mundo (anos 70).
- 16/06 O aparecimento dos multiplex e o mainstream asiático (anos 70) + Luta contra o Poder: O Protesto no cinema (anos 80).
- 23/06 Novas fronteiras: Cinema do mundo na África, Ásia e América Latina (anos 90) + Independentes Americanos e Revolução Digital (anos 90).
- 30/06 O Cinema Hoje e o Futuro (anos 2000) + Todas das Histórias (JL. Godard, 2007)
- [data a confirmar] Uma história só + Só o cinema + Fatal beleza - Prolongamento: com A moeda do absoluto+ Uma vaga nova + O controlo do universo + Os signos entre nós
Sem comentários :
Enviar um comentário