Documentário: Ciutat Morta

6ª feira, 23 Janeiro, 21h30 - Entrada livre

Ciutat Morta
Xavier Artigas e Xapo Ortega

Cidade Morta - Castelhano e Catalão com legendas em Castelhano, 2h08min


Sinopse:
"Em junho de 2013, um grupo de 800 pessoas ocupa um cinema abandonado no centro de Barcelona para projectar um documentário.
Rebatizam o antigo edifício em honra a uma rapariga que se suicidou dois anos antes: Cinema Patricia Heras. Quem era Patricia? Porque se matou e que tem a ver Barcelona com a sua morte? Isto é exactamente o que se quer dar a conhecer com esta acção ilegal e de grande impacto mediático: que todo o mundo saiba a verdade sobre um dos piores casos de corrupção policial em Barcelona, a cidade morta."
--
Uma festa numa okupa, uma intervenção policial, detenções aleatórias, uma queda de bicicleta e uma ida ao hospital, tortura, prisão, suicídio... O documentário Ciutat Morta conta a história do chamado caso 4-F, um caso de montagem política, policial e judicial com início a 4 de Fevereiro de 2006 onde uma intervenção policial numa festa inicia uma série de eventos que levará 5 pessoas à cadeia durante vários anos, culminando no suicídio de Patricia Heras em 2011 durante uma saída precária, ela, que junto com o amigo Alex foram em 2006 detidos devido à estética "anormal", roupa preta e cabelo pintado, que apresentavam no hospital para onde se dirigiram após uma queda de bicicleta na noite de 4 de Fevereiro.
--
O documentário Ciutat Morta, exibido e premiado em vários festivais de cinema foi censurado pelo Estado espanhol e o governo catalão, não permitindo que fosse passado na televisão. Finalmente e por ordem de um juíz o filme foi no Sábado, 17 de Janeiro, finalmente exibido no canal cultural 33 da tv catalã, embora censurado e com menos 5 minutos que o original.
Centenas de sessões de visualização do Ciutat Morta foram organizadas em centros sociais e ateneus na Catalunha e outras partes do Estado espanhol e na sequência da sua transmissão, no sábado à noite, uma concentração espontânea de centenas de pessoas aconteceu na Praça Sant Jaume em Barcelona, sede do governo catalão e do município de Barcelona, exigindo justiça para Patricia Heras bem como mostrando solidariedade também para com aqueles detidos recentemente no âmbito da "operação Pandora".
---
O filme, da produtora Metromuster (http://metromuster.cc) foi possivel devido ao crowdfunding e micromecenato online e à contribuição do semanário La Directa e da Comissão Audiovisual do 15M de Barcelona. 
O filme está publicado com uma licença Creative Commons BY-NC-SA 3.0

https://www.facebook.com/ciutatmorta

Sem comentários :