escravatura e racismo

, 12 março 22h00 entrada livre

Este mês, o Cinema Comunitário é dedicado à Escravatura e Racismo, abordando o assunto do início do comércio da escravatura à actualidade.


A cor do dinheiro [58' | Inglês, sem legendas]

O documentário mostra como a fonte da problemática da escravatura e do racismo foi sempre económica, analisando a forma como cada império a institucionalizou e como algumas das maiores instituições bancárias de hoje nasceram através do mercado da escravatura, como surgiram os primeiros debates sobre o conceito de raça, as justificações históricas para o racismo e como o filósofos do Iluminismo (Kant, Locke e Hegel) racionalizaram a divisão social através da raça. Conta a história de Gustavus Vassa, o negro livre que ligou o movimento da abolição da escravatura ao recém nascido movimento das classes trabalhadoras, e aborda as primeiras tentativas da criação de estados negros, em particular a Serra Leoa e o caso especial do Haiti.


O Fardo do Homem Branco ou o pesadelo do homem de cor?

(58' | Inglês, sem legendas)

Os genocídios esquecidos do imperialismo Ocidental e como estes foram interpretados ao longo da história, desde o século XIX até aos dias de hoje. Análise do nascimento do campo de concentração; o extermínio dos povos indígenas da Tasmânia; os oito milhões de mortos resultantes das políticas raciais na Índia; o genocídio da etnia Namah, da Namíbia, pelos alemães, como precursor do holocausto; e como o nascimento do Darwinismo social e o livro Discurso ocasional sobre a questão do negro, de Thomas Carlyle, transformou o discurso racista no que hoje nós conhecemos.






A Trilogia da História do Racismo ficará concluída sábado, dia 21, com Um Legado Selvagem [58' | Inglês, sem legendas], documentário sobre racismo na era pós abolição da escravatura, que analisa a hierarquia racial imposta em todo o Planeta, a discriminação racial nos EUA e o nascimento do Ku Klux Klan, os crimes belgas no Congo, o Apartheid na África do Sul, os motins raciais em Inglaterra nos anos 70 e 80. Como o racismo continua institucionalizado hoje em dia, como os negros da Florida perderam o direito constitucional ao voto no século XXI.


A exibição deste último documentário tem início às 16h30, seguindo-se uma conversa sobre o assunto.


cinemacomunitario.blogspot.com

1 comentário :

jrbezerra disse...

A série Racismo: Uma História encontra-se em processo de tradução pela equipe MUSK3TEERS, a fim de facilitar a difusão do documentário a um maior número de pessoas. Já se encontram disponíveis as legendas para os episódios 2 (Impactos Fatais) e 3 (Um Legado Selvagem), no site legendas.tv.