Conviver com a literatura "pela mão de um amigo"

5ª, 13 fevereiro 21:30 entrada livre




















"70 Anos depois de Cerromaior de Manuel da Fonseca, convidamos-te à conferência/debate intitulada Pela Mão de um amigo" em que Pedro Estorninho nos vai falar da sua experiência literária e afectiva com o escritor.

Já Stendhal, citando Saint-Réal dizia-nos que O romance é um espelho que se [o autor] passeia pelo caminho. Com Cerromaior (1943), o primeiro romance de Manuel da Fonseca (1911-1993), o espaço de ficção inspirado numa realidade social, cultural, económica e política apela à compilação dos topos imaginários da literatura portuguesa.

Num momento em que nacionalismos extremistas e sistemas totalitários cresciam e espalhavam os seus tentáculos devastadores, Manuel da Fonseca, juntamente com outros escritores da época, estava empenhado na obstinada recusa de ser feliz num mundo agressivamente infeliz, uma ânsia de dádiva total e o grande sonho de criar uma literatura nova, radicada na convicção de que, na luta imensa pela libertação do Homem, ela teria um papel estimável a desempenhar contra o egoísmo, os interesses mesquinhos, a conivência, a indiferença perante o crime, a glorificação de um mundo podre (DIONÍSIO, Mário - prefácio a Obra Poética de Manuel da Fonseca, 1984, p. 21). 

Assim, pela mão de um amigo vamos conviver com a literatura e as vivências que nos ensina!

Bate à porta!

Sem comentários :