frics com porta 65 fechada

Porta 65 Fechada é um movimento cívico apartidário de contestação ao novo programa de apoio ao arrendamento jovem, denominado Porta 65 Jovem. Trata-se de um conjunto de cidadãos de todo o país que reclama a “alteração profunda” das condições de acesso a este apoio, agora “apreensivamente restritivas e injustas”.

Critérios de pré-selecção “absurdos”, rendas máximas admitidas “desfasadas da realidade”, taxa de esforço que “exclui a maioria dos jovens em início de actividade profissional”, redução da duração do apoio, orçamento anual “claramente insuficiente”, para além de “insuficiente” ser também o período de transição entre o anterior programa Incentivo ao Arrendamento Jovem e o actual, são razões que orientam a contestação ao Porta 65 Jovem.

A contestação passa pela exigência de revogação do respectivo diploma legislativo. Nesse sentido, o movimento entregou, a 21 de Janeiro, uma carta ao Presidente da República e mantém uma
petição on line, que conta à data com cerca de 3500 assinaturas.
Nesse sentido também, o Porta 65 Fechada promoveu um fim-de-semana de contestação no Porto e em Lisboa, dias 9 e 10 do corrente.








No Porto, começou na CasaViva, com um concerto da Fanfarra Recreativa Improvisada Colher de Sopa (FRICS), que incendiou o público com a energia e vitalidade da sua música e que, pela primeira vez, teve a participação de uma mulher, Ana Luísa à viola.

No final, viola e contrabaixo acompanharam Antónia Reis na apresentação do hino do movimento, uma adaptação d' "A Casa" de Vinicius de Moraes.










A noite prosseguiu com jantar e projecção de vídeos do movimento V de Vivienda que, em Espanha, luta pelo direito à habitação, mobilizando manifestações com milhares de pessoas. Foram também visionadas reportagens realizadas pelos media portugueses sobre o Porta 65 Jovem, expondo “as contradições de uma política que, nos próximos meses, vai tirar a casa a cerca de 17 mil jovens”, afirma o movimento Porta 65 Fechada.

Este evento teve como principal objectivo mobilizar os jovens para a manifestação da tarde seguinte, domingo, que congregou cerca de uma centena de pessoas, vindas de várias cidades do país, indignadas com as novas regras de apoio ao arrendamento jovem. Durante cerca de duas horas o desfile percorreu as ruas do centro do Porto, da Praça da Batalha até à Avenida dos Aliados, chamando a atenção da população para os graves problemas criados por esta nova lei e mostrando aos governantes que os jovens não vão aceitar ser tratados como cidadãos de segunda. Unidos na denúncia da mediocridade e cobardia política do novo programa, gritaram:

"Porta 65 está fechada; É política de fachada".

Mais info:
porta65fechada.net
porta65.blogspot.com

Sem comentários :