cinema comunitário

, 4 novembro 22h00 entrada livre

O caminho para Guantanamo, de Michael Winterbottom

v.o. Inglês, com legendas em Português (90')










Quando os pais de Asif lhe encontraram uma noiva no Paquistão, ele mais três colegas partiram de imediato de Birmingham para Islamabad. Com tempo, resolveram atravessar a fronteira para ajudar na evacuação do Afeganistão dias antes da invasão Ocidental em 2001. Na confusão da guerra foram capturados pelas forças da Aliança do Norte e vendidos às tropas dos EUA como terroristas.

Entre Janeiro de 2002 e finais de 2004 permaneceram na base militar de Guantanamo, sujeitos a intermináveis interrogatórios, sessões de tortura e isolamento. Quando não mais se poderia justificar as falsas acusações, foram eventualmente libertados com um frio pedido de desculpas e nada mais.


Nesta produção de Michael Winterbottom são reconstituídos todos os passos e peripécias que os famosos Tipton Three tiveram de atravessar na sua longa caminhada de regresso a Inglaterra. O documentário venceu o Urso de Prata no Festival de cinema de Berlim e continua a ser a mais detalhada e controversa analise à violação sistemática de direitos Humanos no notório Camp X-Ray, na Baía de Guantanamo, em Cuba.


Iniciativa e programação:

cinemacomunitario.blogspot.com

Sem comentários :