e depois do petróleo, quê?

, 24 março 19h00 entrada livre

Depois de algumas sugestões e conversas entre amigos, sentimos a vontade de conversar sobre o fim dos combustíveis fosseis e a sociedade pós-petróleo, identificar origens e sintomas da crise (económica, social, ambiental, ideológica, ...) que nos rodeia e como enfrentar o desafio de construir um mundo novo.


Aparece para o filme e a noite prolongar-se-á a cozinhar e conversar...


Collapse, de Chris Smith

Documentário Político-social, 2009 [82’ Legendado em português]























De uma forma geral, as pessoas preferem ouvir boas notícias. Gostam de acreditar que um novo presidente irá corrigir o que está mal, que a energia limpa irá substituir o petróleo e que uma nova linha de pensamento irá tornar honesta a economia. Tendemos a conter o pessimismo e a esperar pelo melhor. Mas estará alguém preparado para o pior?


Sentado numa sala que mais parece um bunker, Michael Ruppert relata a sua carreira como pensador radical e fala da crise que vê estar para chegar. Enquanto outros especialistas debatem o pico do petróleo de forma moderada, Ruppert não se detém a soar o alarme, apresentando um futuro apocalíptico. Ouvindo o seu fluir de opiniões, é provável que o espectador questione parte da retórica como paranóia ou ilusão, e que fique a balançar sobre o que pensar sobre tal extremismo. O realizador, Chris Smith, deixa os espectadores formarem os seus próprios julgamentos.

Sem comentários :