ópio do povo, parte 2

Cinema Comunitário
, 28 maio 22h00 entrada livre

Num mês em que o chefe da igreja Católica visitou Portugal, o Cinema Comunitário dedica-se às religiões enquanto ópio do povo. Nesta sua segunda sessão, apresenta:


O Destino, de Youssef Chahine (135')

França | Egipto, 1997 (legendas em Português)


















A história de O Destino decorre na Andaluzia Árabe durante o século XII. Averróis, um dos filósofos mais influentes no Islão, estabelece preceitos que influenciaram o pensamento humano até aos nossos dias. Numa tentativa de lisonjear os fundamentalistas, o califa El Mansour ordena que se queimem todas as obras de Averróis. Os discípulos e seguidores do filósofo decidem copiar os textos e contrabandeá-los para fora do país.


Apesar da intensa pressão por parte dos vários grupos fundamentalistas, o pensamento humano consegue, como sempre, traçar um sólido percurso em direcção à comunicação e ao progresso.


O Destino não é apenas um relato da vida de Averróis; é também um filme de aventura, de amor, uma sátira à tolerância, seja ocidental ou oriental. Com surpreendente coragem, o realizador Youssef Chahine faz uma resposta aos grupos integralistas que conseguiram fazer com que seu último filme, L'Émigré, fosse proibido em seu país.


Essa resposta, porém, surge em forma de comédia, tanto para satirizar o próprio acontecimento quanto para defender a liberdade.

Sem comentários :