5 Broken Cameras

, 9 outubro 21h30 entrada livre






















5 Broken Cameras, de Emad Burnat, Guy Davidi
Em Hebreu, Árabe. Leg. Português e Inglês. 94 min.

A facilidade dos registos fotográficos e as novas tecnologias fazem parte do arsenal resistente do povo palestino e, já que o grande tema da Semana Palestina é a resistência, optou-se por projectar um filme documentário que mostra isso mesmo, a resistência.

5 Broken Cameras é filmado em Bil’in, uma povoação no West Bank (Cisjordânia) que está asfixiada por colonatos israelitas, e coloca-nos em contacto com a realidade e a resistência não violenta do dia a dia na região. 

Filmado pelo camponês palestiniano Emad Burnat, é estruturado em capítulos directamente relacionados com as câmaras de Burnat que no processo de produção deste documentário foram destruídas. A primeira com o objectivo claro de filmar o nascimento do seu filho e que serve depois para muito mais do que isso. Segue a vida de uma família ao longo de cinco anos de convulsão social da povoação.

Observação por detrás das lentes do derrube de oliveiras com o recurso a escavadoras, a intensificação dos protestos e a perda de vidas neste diário cinematográfico incontornável.

Sem comentários :