Ciclo Histórias e Estórias de cinema - 3

Segunda 26/05 às 21:30:  Cinema do Pós-Guerra (anos 40) + Sexo e Melodrama (anos 50).




Breve descrição:  

Durante a 2ª Guerra Mundial, de forma geral, surgiu um cinema de «evasão». Nesta altura, a produção cinematográfica foi submetida a vários tipos de censura, desde a censura para protecção de informação até à censura religiosa, política, ideológica, como foi o caso na França ocupada ou nas ditaduras alemãs, italianas, espanholas e portuguesas, onde o cinema de propaganda se esbanjou em glorificações nacionalistas. 

Contudo, o «cinema sob a Ocupação» deu-nos algumas obras perenes como por exemplo Citizen Kane (1941) de Orson Welles, Aniki Bóbó (1942) de Manoel de Oliveira, Les Enfants du Paradis (1945) de Carné, entre outros. Depois da Guerra, o cinema  mostra-se mais comprometido. 

Mas, se os anos 50 são vistos mundialmente como anos de sexo e melodrama participando na criação de ídolos, também foram anos de censuras. 

Nos EUA, a perseguição contra os comunistas teve consequências em toda a produção artística. 

Em Portugal, a criação cinematográfica continuou conformista, enquanto as imposições de um regime fascista favoreceu a auto-censura e eliminou um «cinema de resistência» (Areal, 2011: 17) de que Manuel Guimarães constituiu o exemplo mais doloroso.

Info:
 
Queres mais? Próximas sessões:
  • 02/06 Nova Vaga Europeia (anos 60) + Novos Realizadores, Novas Formas (anos 60).
  • 09/06 Cinema Americano dos anos 70 + Filmes para mudar o mundo (anos 70).
  • 16/06 O aparecimento dos multiplex e o mainstream asiático (anos 70) + Luta contra o Poder: O Protesto no cinema (anos 80).
  • 23/06 Novas fronteiras: Cinema do mundo na África, Ásia e América Latina (anos 90) + Independentes Americanos e Revolução Digital (anos 90).
  • 30/06 O Cinema Hoje e o Futuro (anos 2000) + Todas das Histórias (JL. Godard, 2007)
  • [data a confirmar] Uma história só + Só o cinema + Fatal beleza  - Prolongamento: com A moeda do absoluto+ Uma vaga nova + O controlo do universo + Os signos entre nós
 

Sem comentários :