a horta

Deu-se luz à Horta na CasaViva…15 de Junho foi o dia UM.

Do convite gerado por uma vontade crescente de SeresViventes desejosos de trabalhar a terra, surgiu o dia um do trabalho a fazer para a Horta da CasaViva florescer. Foi no domingo passado, debaixo de uma chuva refrescante, que cerca de 15 pessoas se juntaram, ora com as mãos na terra ora com as mãos na enchada, ancinho, pá, machado, serra…

O jardim que a CasaViva tem estava debaixo de um Caos Selvático. Depois de uma tarde de lavoura, a terra por fim apareceu, misturou-se a que estava seca e desnutrida com os restos que por ali havia de matéria orgânica fresca, fez-se a cama nutritiva em forma de canteiro para as mais jovens plantas que agora habitam o jardim: alfazema, orégãos, funcho, hortelã… entre outras. Precisam de ser regadas pelo menos uma vez por semana.


Montou-se um compostor (estrutura para decompor a matéria orgânica, estruturada em camadas de verdes/húmidos da cozinha e castanhos/secos do jardim, para posteriormente adubar a terra). Da limpeza feita no jardim separou-se o que são troncos de madeira do que será a matéria castanha/seca a utilizar na compostagem e foi deixado na cozinha um balde para recolher o que é a matéria verde/húmida.


Deixou-se uns bidões a recolher a água que cai dos céus para utilizar na rega e ficou apontada a necessidade de reutilizar também água da cozinha.

A parte mais difícil está conquistada, okupação dos SeresViventes com o trabalho numa horta… agora é resistir.. A terra está a descoberto é preciso continuar este trabalho de a povoar com plantas e sementes.


A quem lhe interessar usar as mãos e sentir o cheiro a terra,
agora há um espaço no centro do Porto, a pulsar…

Se tiveres SEMENTES, REBENTOS, seres habitantes de terra… e quiseres vê-los a expandir-se, podes trazê-los para a CasaViva. Importante avisar antes… para se engendrar quem lá vai estar a abrir-te a porta. Pede-se que todas as sementes e plantas sejam provenientes de agricultura biológica, a fim de evitar mutantes… genes e poluentes malucos.

Se tiveres ferramentas para trabalhar a terra: ENCHADAS, ANCINHOS, TESOURAS DE PODA, LUVAS, SERRAS, REDES … e quiseres partilhar…a CasaViva aceita todo o material de trabalho que possas disponibilizar.

Se tiveres ideias de como rentabilizar o trabalho na horta: SISTEMA DE REGA, COMPOSTAGEM, CAMAS DE NUTRIENTES, RECOLHA DE ÁGUA, VIVEIRO…

e quiseres pôr em prática estes conhecimentos, podes sempre sugerir uma oficina para explicar alguma teoria seguida da prática da construção.

To be continued… Quiçá … dia 21 de Junho …

Paz e alegria e sementes no coração!

3 comentários :

mario disse...

Boa, boa não pode aparecer para ajudar nas estou pronto para ajudar na colheita ;-) :-)

bárbara disse...

Hmmm... eu não faço compostagem porque não tenho onde aplicar o composto, mas se vos levar material (que é como quem diz, resíduos orgânicos) para o compostor da Casa Viva, aceitam-no?

CasaViva disse...

O melhor será apareceres no sábado, dia 28 de Junho, a partir das 14h00, porque é também isso que se vai discutir.