biblioteca recebe putas à moda do porto

, 18 dezembro 21h30 entrada livre



























De uma das suas prateleiras, a Biblioteca da CasaViva destacará um livro mensal. Leituras colectivas, debates, conversas com autores serão algumas das actividades que nos propomos animar a propósito do objecto livro escolhido. Porque um livro também respira.

"Putas à Moda do Porto", de Raul Simões Pinto, é o livro de dezembro... um ensaio vadio sobre o putedo da Invicta.

Esta 3ª feira teremos na biblioteca uma conversa penetrante com o autor.

Em jeito de apresentação:

Putas à moda do Porto
Raul Simões Pinto
Edições Mortas
Ano 2001

Uma viagem profundamente penetrante à Cona da Mãe Street

Sem qualquer pretensão a ser uma obra literária ou académica, o facto é que este Putas à Moda do Porto é um verdadeiro ensaio sobre o putedo da Invicta e tudo o que lhe está relacionado. Vadio, é certo, mas com um conteúdo narrativo que vai para além de um simples guia das melhores e piores putas, das melhores e piores “casas de tia”, dos melhores e piores azeiteiros da cidade do Porto.

O autor desenvolve ao longo de todo o texto a relação intrínseca entre o putedo e o resto da sociedade. Escrito no ano em que o Porto é Capital Europeia da Cultura, é impossível separar os buracos das putas com os buracos da capital e não comparar os fodilhões de umas com os fodilhões da capital - e do capital.

Somos também confrontados em todo o texto com as razões de se ser puta. Da necessidade de alimentar o vício da “heroa”, à necessidade de alimentar o vício do azeiteiro, passando pelo vício de se viver acima das possibilidades financeiras que um mero emprego pode proporcionar. E somos confrontados com a proposta de regulamentação da profissão e respectivos locais de trabalho. Estamos portanto bem longe de uma simples crónica de quem, como, quando e onde se pode foder a troco de dinheiro.
Duas coisas concluí desta leitura, há putas para todos os gostos, dependendo do “prato” preferido e um filho da puta não é necessariamente o primogénito de uma puta.

De um escritor tripeiro.
Com uma linguagem tripeira.
De umas edições tripeiras.

Sem comentários :