solidariedade com aldeia maracanã

sábado, 8 dezembro 17h00

Rádio CasaViva lança CD de Cantos de Resistência indígena

A Aldeia Maracanã é um colectivo de indígenas de cerca de vinte etnias brasileiras que ocuparam em 2006 o prédio do antigo Museu do Índio,  abandonado desde 1978, no Rio de Janeiro. O grupo pretende criar neste espaço um centro de referência de estudos da cultura indígena. Assim, vem realizando centenas de actividades, envolvendo aprendizagem de línguas, contação de histórias, gastronomia indígena, encontros, lançamentos de livros, exposições, apresentações musicais, residências de indígenas de passagem pelo Rio de Janeiro, entre outras.

O grupo reivindica sobretudo o restauro do prédio para plenas condições de uso, para aí ser criada uma universidade indígena. Nessa busca, os representantes das etnias que estão na casa têm-se articulado de uma maneira impressionante com todos os movimentos da cidade, com jornalistas internacionais, com juristas que apoiam a causa, com a sociedade, principalmente por conta de sua vizinhança com o estádio do Maracanã.  O governo tem planos de demolição do prédio para construir uma área de mobilidade para os turistas que circularão pelo estádio durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, alegando ser uma exigência da FIFA, que já o desmentiu publicamente. Neste momento, diversas pessoas estão acampadas na Aldeia Maracanã em solidariedade com a Resistência dos Indígenas.

Durante o mês de novembro, o coletivo Rio40Caos, que trabalha com pesquisa, arte e comunicação no contexto dos conflitos urbanos, realizou um mapeamento sonoro de todo o ambiente da casa e de diversas canções indígenas, bem como entrevistas, histórias, apresentações, etc.. Objectivo: realizar um registo da memória auditiva do movimento em torno da Aldeia Maracanã, envolvendo as rotinas, os cantos, as obras, a alimentação, o trânsito da Radial Oeste, as tensões das manifestações, e com isso construir uma paisagem sonora de resistência que dê mais visibilidade e força ao movimento da casa. Espera-se que esse material também seja usado como apoio pedagógico às escolas da região que já têm uma relação com o espaço. O resultado do trabalho é um CD chamado Cantos de Resistência que será lançado no dia 8 de dezembro na Aldeia Maracanã.

A Rádio CasaViva associa-se ao movimento de solidariedade internacional com a aldeia Maracanã e lança o disco Cantos de Resistência no mesmo dia, pelas 17h00.

PROGRAMA
17h00 lançamento do CD Cantos de Resistência
           - directo Rádio CasaViva
20h30 projecção do filme Distopia 021 do colectivo Rio40Caos
          conversa sobre a situação actual no Rio de Janeiro

Sem comentários :