jantar solidário com luta bielorrussa

sábado, 27 abril 22h00 entrada livre




























Este sábado, a CasaViva dará a conhecer alguns aspectos da luta bielorrussa com um jantar bielorrusso-vegano, partilha de documentário, escrita de cartas solidárias e envio de algum dinheiro para ajudar a Black Cross junto dos detidos bielorrussos.

A Bielorrússia apresenta-se como uma república semipresidencialista. Contudo, desde a chegada de Alexander Lukashenko ao poder, em 1994, tem vindo a revelar um rosto nitidamente ditatorial através de leis e decisões políticas que pretendem aniquilar as vozes divergentes. 

A repressão começou de forma mais sistemática em Setembro de 2010, concretizando-se em detenções e encarceramentos. Os activistas Ihar Alinevich, Mikalai Dziadok, Artsiom Prakapenka, Aliaksandr Frantskievich, Jauhen Vas´kovich, detidos no Outono de 2010 e Inverno de 2011 e condenados a passar de 3 a 8 anos na prisão em Maio de 2011 por uma série de ataques aos símbolos do Estado e do capital, encontram-se actualmente encarcerados.

Durante estes últimos anos, companheirxs e parentes têm feito os possíveis para ajudar os detidos e procurar meios para libertá-los. Em Outubro de 2011, foram reconhecidos como presos políticos por organizações de direitos humanos. Este facto dá-lhes grandes hipóteses de serem libertados mais rapidamente, isto porque parece que o presidente da Bielorrússia está sujeito a alguma pressão vinda da União Europeia no sentido de se libertarem todxs xs presxs políticxs. Desde Agosto de 2011, perdoou mais de 30 detidos, mas nenhum de nossos companheiros foi libertado.

Sem comentários :