cinema comunitário: pico do petróleo

6ª, 4 março 22h00 Terra Viva! entrada livre

Quatro sessões de cinema sobre o tema "pico do petróleo"! Quatro documentários sobre este problema mundial e a transição para uma vida pós-carbono. Queremos discutir o assunto, relacionando-o com a situação em Portugal e aproveitar para falar de soluções e alternativas que podemos realizar agora, individualmente e em comunidade. A primeira e terceira sessões no Terra Viva!, a segunda e última na CasaViva. Sextas-feiras, às 22h00.


I. E depois do petróleo, quê? (doc.)
























O fim dos subúrbios, de Gregory Greene (117')

Primeiro documentário que estudou em profundidade os efeitos do pico do petróleo numa sociedade tão dependente da energia barata, como a norte-americana (Estados Unidos e Canadá).


A partir da II Guerra Mundial os norte-americanos investiram muito da sua recém-criada riqueza nos subúrbios. O subúrbio prometeu uma sensação de acessibilidade, espaço, vida em família e ascensão social. Nos últimos 50 anos, à medida que a população do subúrbio explodiu o mesmo aconteceu com o estilo de vida suburbano, que se tornou uma parte indissociável da consciência norte-americana. O subúrbio, e todas as suas promessas, tornou-se o Sonho Americano.


Mas quando entramos no século XXI, a sustentabilidade deste estilo de vida começa a levantar sérias preocupações. Com uma honestidade brutal e um toque de ironia, The End of Suburbia explora o Estilo de Vida Americano e as suas perspectivas, à medida que o Planeta se aproxima de um momento crítico, em que a procura global de combustíveis fósseis supera a oferta. O Pico Mundial do Petróleo e o inevitável declínio dos combustíveis fósseis está perante nós, argumentam neste documentário alguns cientistas e políticos.

Ano: 2004
País: EUA
Idioma: Inglês
Legendas: Português






















Terra Viva!

Rua dos Caldeireiros, 213 Porto

terraviva.weblog.com.pt

Sem comentários :