cinema comunitário: pico do petróleo IV

6ª, 25 março 22h00 CasaViva entrada livre

A última sessão de cinema deste mês começa sobre duas rodas (e pedais), é na última sexta-feira do mês, dia de Massa Crítica/Bicicletada, na praça dos Leões, às 18h30.

Depois de pedalar em grupo pela cidade, haverá com que encher o bucho dos ciclistas na CasaViva e às 22h00 começa, também por cá, o cinema, com o filme que inspirou o movimento Critical Mass.


IV. E depois do petróleo, quê?













Return of The Scorcher, de Ted White, 1992 (28')

Em 1980, antes dos automóveis controlarem as estradas, os ciclistas eram chamados de "Scorchers" por causa da sua velocidade nas ruas. Um século mais tarde, num mundo cheio de problemas sociais e ambientais relacionados com o automóvel, Return of The Scorcher mostra um regresso inspirador e em (r)evolução do uso da bicicleta.



















The Power of Community: How Cuba Survived the Peak Oil, de Faith Morgan, 2006 (42')

Quando a União Soviética colapsou, em 1990, a economia cubana entrou em rodopio. Com as importações de petróleo cortadas em mais de metade - e as de comida em 80% - as pessoas ficaram desesperadas. Este filme fala das lutas e das dificuldade e também do sentido de comunidade e criatividade das pessoas em Cuba durante este tempo difícil. Vários cubanos mostram como fizeram a transição de um sistema agrícola altamente mecanizado e industrial para um que usa métodos da agricultura biológica, produção local e hortas urbanas e como diminuíram a dependência do petróleo.

1 comentário :

Ricardo Fernandes disse...

infelizmente não poderei estar presente.
mas essa sessão faz-me lembrar este belíssimo livro:
http://www.wook.pt/ficha/o-fim-do-petroleo/a/id/180132

cumprimentos!